A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que auxilia na eliminação do excesso de líquidos e toxinas no organismo, beneficiando no tratamento da celulite, inchaço ou edema. Pode também ser utilizada no pós-operatório.
O objetivo desta técnica é estimular o sistema imunitário e linfático mais rapidamente de forma a que os líquidos que causam inchaço e celulite sejam redirecionados para o sangue, filtrados pelos rins e posteriormente eliminados do corpo através da urina. Com essa estimulação, dá-se a diminuição do inchaço e melhora da celulite. Este procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar no combate a gordura localizada.
Quanto à Drenagem Linfática no pós-operatório, é indicado para aliviar dores, remover hematomas, redução de fibrose, acelerar o processo de cicatrização e recuperação.
A Drenagem Linfática é comum no tratamento das pernas pesadas ou cansadas. Para quem passa muito tempo sentado ou de pé, tem tendência para o aparecimento edemas, varizes, hematomas e nódoas negras nas pernas. Também é recomendada no tratamento anti-celulite, adelgaçante, anti-stress, anti-envelhecimento, acne e rosácea, sinusite, rinite e otite, enxaquecas, artrose, artrite, gota, tendinite, bem como no combate do síndroma pré-menstrual, problemas circulatórios, edemas da gravidez, pós-operatórios e pós-traumáticos.
A Drenagem Linfática na gravidez é contra-indicada nos primeiros 3 meses de gestação mas após esse tempo é excelente para ativar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço das pernas, pés e rosto.